No último dia 26 de novembro, no GAM (Centro Cultural Gabriela Mistral) em Santiago do Chile, foi lançado o último livro de Elemental, grupo formado em 2001 pelo arquiteto Chileno: Alejandro Aravena. O título do livro é 'EMENTAL: Manual de Vivienda Incremental y Diseño Participativo', ainda sem tradução para o português.
'Este livro é basicamente um documentário: faz um apanhado da experiência de Elemental seguindo uma ordem cronológica, desde nosso começo como uma iniciativa orientada para a melhor qualidade da habitação social, até os projetos na escala de cidades completas em que estamos trabalhando atualmente'.
Mais sobre esta publicação em seguida.
'Além dos projetos propriamente ditos, é retratado também a história pessoal por trás da Elemental, as condições da política habitacional dentro das quais aceitarou trabalhar, as distintas estruturas adotadas para financiar nosso tempo e as estratégias de participação comunitária, para citar algumas das dimensões de nossa ação'.
'No começo do livro o leitor encontrará, em poucas palavras, algumas conclusões dos que nos parece relevante definir no momento de propor habitação social. Logo, para encerrar, se oferece um resumo operativo destas mesmas conclusões. Quem quiser um atalho pelo livro, pode ler o início e o final. Tudo o que existe entre eles não é mais do que detalhe, o mais honesto possível, do caminho que nos levou a tais condições'.
Textos por Alejandro Aravena e Andrés Iacobelli
Tabela de Conteúdo
Introdução
Linha do Tempo Elemental
I. Qual é o ponto? O problema da Habitação Social em Poucas Palavras
II. Principios da Elemental
III. Marco de Operação. Política Habitacional e Regras do Jogo
IV. O primeiro Caso Elemental. A Quinta Monroy em Iquique
V. Concurso Mundial de Arquitetura Elemental
VI. Os 7 Projetos Ganhadores
VII. Novos Projetos
VIII. Lições de Socialização. Recomendações para o Desenho Participativo
IX. Lições Estruturais
X. Lições de Arquitetura. Manual de Desenho para a Valorização da Habitação